A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresenta nesta terça-feira (20) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a escala de trabalho 6×1 no Brasil. O texto já conta com 234 assinaturas, superando o mínimo necessário para tramitar na Câmara. Além de protocolar a proposta, Hilton pretende se reunir com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), para discutir o tema.
A proposta prevê a redução da carga semanal de trabalho e sugere a adoção da jornada 4×3, com quatro dias de trabalho e três de descanso. No entanto, a deputada admite que esse modelo pode ser negociado para um meio-termo, como a escala 5×2. O objetivo é garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores e equilibrar a relação entre trabalho e descanso.
Para mobilizar apoio, Hilton promoverá um “panfletaço” em diversas cidades, incluindo Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de anunciar um calendário nacional de mobilizações. O Movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e outras entidades sociais também participam da campanha para pressionar o Congresso pela mudança na legislação trabalhista.